Vous êtes ici

5 de Maio : Dia da lingua portuguesa !

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organisação intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, e que reúne os povos cuja a língua portuguesa figura como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. A sua celebração pelas Nações Unidas, que ocorreu pela primeira vez en 2020, foi bastante perturbada pela pandemia da Covid-19.

O português é um dos idiomas mais difundidos no mundo, é falado em 11 países espalhados sobre 4 continentes (Brasil, Portugal, Angola, CaboVerde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatioral, Macau, Goa) ou seja cerca de 283 milhões de pessoas. É o quinto idioma mais usado na Internet, além de ser o mais falado no hemisfério sul. A língua portuguesa continua a ser, hoje, uma língua principal de comunicação internacional e com uma forte extensão geográfica.

Nota-se que o português é um idioma muito celebrado. É por exemplo o tema de um dia nacional no Brasil, cada 5 de Novembro, em homenagem a Rui Barbosa, um escritor e homem político brasileiro, nascido no dia 5 de Novembro de 1849, que estudou consideravelmente esta língua. Quanto a Portugal, festeja-se também a língua portuguesa no da 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Foi neste dia, em 1580, que morreu um dos mais ilustres poetas lusófonos, Luís Vaz de Camões.

Feliz Dia Mundial da Língua Portuguesa !